O auto-conhecimento como objetivo de vida....

facilitando o convívio social.

Qual a dificuldade em perdoar?
O perdão consiste em aceitar seus próprios erros e saber que nós também estamos suscetíveis aos mesmos erros das pessoas que nos magoam.
Simão Pedro palestrante de Patrocínio costuma nos dizer que o verbo magor é conjulgado de forma reflexiva, exigindo um complemento que reflete a ação em seu sujeito.

Eu ME magôo.
Você SE magoa.

São dois exemplos que de acordo com sua sintaxe e morfologia tem muito a nos dizer para reflexão na vida.
Nenhuma pessoa te magoa, somos nós que ficamos magoados. A pessoa objeto causal da mágoa coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilamente. Nós por nossa vez causamos distúrbios fisiológicos gerando doenças somáticas das quais o homem ainda pouco conhece.
Quando falamos em perdão, pensamos estar distante das mágoas pensando que as mesmas só existem em situações explicitas. É imprescindível aplicar esse conceito em todos os pequenos momentos da vida, todo momento que precisamos relevar algo implícito ou subtendido ou mesmo aceitar que a interpretação áustera é fruto de nossas imperfeições e não realizadas de forma intencional pelo agressor.
O ser humano é um universo em si mesmo, carrega alem de suas mazelas interiores, as mazelas alheias atraídas por seu livre arbítrio, ainda é alvo do nosso mundo de provas e expiações a fim do tão sonhado engrandecimento moral.

Perdoemos a palavra mal dita, o olhar inusitado, o pedestre distraído, o condutor nervoso, o pai preocupado com o sustento, a mãe as vezes que esta se sentindo desvalorizada, o irmão iludido, o amigo imprevidente, o cachorro barulhento... e todas as pequenas coisas que nos tiram destoam vibrações de amor pela obra divina perfeita.

Como já dizia o filósofo contemporâneo Fernando Aniteli...  Reticências... o ato de reter a essência... Ser essência muito mais! A porta aberta, o porto acaso causa o cais. Se lembrar de celebrar muito mais. A paz... a ciência... a essência... a arte de reter a essência... reter a essência.. reticências.... ... ... “...”

Que possamos saber que o perdão deve ser praticado a todo momento, e que me incluo na lista dos eu mais precisam embutir esse recado aparentemente simples, mas que será a nossa passagem de ida para a regeneração.

=)

“Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros. Lembrai-vos daquele que julga em última instancia, que vê os secretos pensamentos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou condena as que desculpais, porque conhece a razão de ser de todos os atos.” José, espírito protetor Bordeuaux, 1863



Leitura recomendada: Capítulo X – Evangelho Segundo o Espiritismo, item 15 – mensagem de Paulo o apóstolo.







1 comentários:

Muito bom meu amigo, me fez lembrar do nosso grupo de estudo do EMEJE 2011 : Perdão e Tolerancia. Ooo palavrinha pequena mas que exige tanto do nosso coração ainda orgulhoso.
Realmente, a cada dia e a cada momento nos desparamos com situações que nos pede perdão. Esse sentimento misturado com atitude, que as vezes é tão dificil. Eu estava vendo uma palestra do José Amaral na qual ele diz que em relação ao perdão nos temos que passar por dois processos.
O primeiro passo é aprender a perdoar e o segundo é aprender a não perdoar...Como assim? Voce deve estar se perguntando, mas é isso mesmo.
No nosso estado evolutivo nos ainda estamos aprendendo a perdoar, isso porque como voce disse muito bem, nós ainda nos magoamos, ainda nos melindramos e nos sentimos injuriados. Entao, o unico remedio para combater esses sentimentos é o perdão sincero, que lava a alma. Seguindo o raciocinio, o segundo passo é aprender a não pedoar, ou seja a não se sentir ofendido. Quando as palavras caluniadoras, as atitudes desgostosas e as ofensas nao mais nos magoarem, para que pedoar? O perdão só é necessario para aquele que se ofende...logo se nao me ofendo nao preciso perdoar.
Que possamos nos esforçar para perdoarmos ao proximo e a nós mesmo, sempre buscando uma atitude ativa diante dos erros.

Grande abraço meu amigo. Te amo.

Portal Ser

Seguidores

Quem sou....

Quem sou....
Julio Dario, 24 anos, de Araxá/MG,formado em Ciências Contábeis, bancário, apaixonado por música e por boas companhias, bons ambientes, boas vibrações se sentindo na obrigação de difundir a paz a união e o amor.

"Enquanto não somos um clarão que dissipa a escuridão podemos ser a centelha de luz que afasta as sombras..."

Objetivo....

Conhece-te a ti mesmo! ;)

Minha lista de blogs