O auto-conhecimento como objetivo de vida....

facilitando o convívio social.

Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2009, estava eu aproximadamente às 06:00 hrs, manhã nublada subindo uma ladeira com meu fone de ouvido, esperando chegar na academia para passar as primeiras horas do dia que acabara de começar, malhando, buscando melhorar a forma física e mental.
A um quarteirão de distancia vejo um senhor, de coluna curvada com um saco de lixo e vassoura na mão, atento para toda e qualquer sujeira que possa estar atrapalhando a plena harmonia daquela manhã com o cheiro típico de orvalho e algumas rarefeitas flores, barba branquinha e cabelos ralos também de mesma cor, um sorriso fraternal nos lábios e uma aura impressionante que não era visível mais era notável, que eu não teria notado a não ser se ele tivesse me chamado atenção quando ouvi “Casa do Caminho” de seus lábios me narrando um fato de um turista perguntar para ele onde era a localização dessa casa...
“Todos estamos no caminho de Deus meu filho... Jesus não morreu, ele vive no nosso coração ele e sua mãe Maria que representa todas as mães, e o pleno amor por nós nossos filhos”...
E essa foi apenas o esboço de uma das primeiras frases que ele me disse com certa peculiaridade... Todas as suas frases rimavam como poemas, simples, e profundos.
“E nós fomos criados para sermos felizes, Deus não nos quer tristes, ele quer agente VIVO”.
“E os Padres que roubam os fiéis, esse povo não sabe de nada porque depois que eles morrerem, eles vão ver que não vai adiantar mais nada e Deus tudo vê tudo que eles estão fazendo o mal pra eles mesmos, acham que a vida não passa disso aqui oh (mostrou o seu braço) estão tão enganados, nosso espírito continua e quando eles perceberem já vai ser tarde meu filho.”
“E não ouvem esse velho, só porque eu não tenho estudo, e te digo mais não tenho mesmo, mais sei do mundo, muito mais que o presidente, e eu vou falar com o Jeová (nosso prefeito) isso, tudo que eu falo tem fundamento e não é qualquer um que enxerga, o que tem de trás do sofrimento”
Entre uma frase cheia mensagem e humilde recitava poemas,e sorrindo, dando pulinhos, catando papel, me dando atenção, me chamando de filho como se realmente fosse meu pai, me acompanhando com os passos vagarosos que eu dava rumo ao topo da subida. Queria ter um gravador para poder redigir exatamente o que me foi passado naquele instante, que durou apenas 15 minutos, mas, que me deram ensinamento por toda a vida.
Depois que eu me despedi desse velhinho que me deixou emocionado, passou um menino de aparentemente uns 12 anos subindo empurrando sua bicicleta e me falou...
“Ninguém merece esse humor logo cedo, né?” e eu com um sorriso de uma criança que acabou de ganhar um doce nem escutei direito por ser uma idéia tão divergente daquela que eu tive do nobre senhorzinho, e somente retruquei... “É a melhor coisa do mundo”.
Parando pra pensar se ele não tivesse me chamado ele já teria sido um grande exemplo só de eu ter observado sua fisionomia e o som do seu assobio varrendo as ruas as 6hrs da manhã, porém, com toda certeza eu não teria observado essa grande atitude por causa do meu fone de ouvido. Ele me chamou me passou a mensagem e eu entendi, graças a sua humildade e o seu tom paternal, já a criança que estava acompanhando o assunto logo atrás e depois me alcançou para proferir o comentário infeliz assim não entendeu.
Vamos observar mais os velhinhos felizes que aparecem na nossa vida e parar pra pensar que não é o nosso ordenado financeiro, e nem a qualidade e o tipo do serviço que nos dará a autoridade moral que esse velhinho, sem estudo, varredor de rua tem, o conhecimento que para mim é o pleno exemplo de conhecimento da alma, de méritos passados, de virtudes alcançadas, temos dificuldade de nos socializarmos até com pessoas que estão no nosso meio o tempo todo, e esse velhinho, que puxou assunto com um jovem, apressado com um fone de ouvido e deixou essa mensagem de um verdadeiro pai.
Vamos observar se não estamos sendo a criança que critica as boas atitudes, apenas por não ter o ponto de vista e o discernimento necessário para enxergar as lições de vida em simples atitudes.
Vamos cantar e sorrir nos nossos labores, independente se preferíamos estar deitados em nossas camas quentes, pensando sempre naqueles que não tem saúde para estar transformando tudo a nossa volta através do trabalho, um dom de Deus, antes de querermos ficar ociosos por simples caprichos, pensemos naqueles que estão ociosos não por opção e sim por incapacidade física.
Vamos puxar assuntos com quem não conhecemos e divulgar aquilo que acreditamos, pode ser que eles estarão precisando ouvir e você tem a palavra certa para ele assim como esse velhinho teve a palavra certa para mim.

5 comentários:

Nooooo certeza q esse velinho nao estava ali por acaso, e neem converso com vc pelo simples fato de conversa ;).. uma coisa q ele te disse q curti twp muitos criticão as pessoas so por elas nao ter estudo, maas elas sem estudo nao sabe o q estao nos livros, maais conhecem muuuito beem o q esta na vida, no mundo, no universo, pois seu foco deixa de ser apenas akele tanto de informação q estamos tentando absorve em nossa vida academica e passa a ser uma visao do q o mundo esta realmente passando, olhando com olhar de humildade querendo sempre aprender e sempre observador.. anos de experiencias.. anos sentindo na pele o q é viver sem condiçoes.. acordando cedo pra trampa, sem muita recompensa (material) no final, maais com uma aprendizagem enorme na bagagem, rarissimas vezes q vemos pessoas q varrem ruas tristes desanimadas desiludidas, pelo contrario estao sempre rindo, brincando, cantando, assubiando msm q seja so para eles, maais estao sempre felizes pq a sua busca na terra deixo de ser so material e passou a ser espiritual. pq virao q neesse mundo nao irao levar nda msm alem do q vivenciarao aprenderao.. é isso irmao.. temos q visitar o azilo laa ta cheio de gente q so quer ver um sorriso jovem no rostoo.. abraçoooo

Mundo de informação!
Antigamente era analfabeto aqueles que não sabian nem ler e escrever.
Hoje é analfabeto aqueles que não sabem lidar com a tecnologia.È muita informação, vc anda hoje de cá prá lá com fone de ouvidos(tecnologia) vc não percebe o canto dos pássaros.Você não toca em livros, pois lê o resumo dele na (Internet) vc não dá atenção ao seu convivio, pois prefere mandar mensagens eletronicas.Retrogado?Ou futuro falso?
Julio este depoimento é a mais simples capacidade de entender a harmonia do universo, quando bem observado, a luz transende paz e nela está a vasolra, o cabelo ralo de cor branca, o garodo , a bicicleta , o orvalho,a manhã e seu fone desligado.
Abraço, gosto disso.

acho que o velhino ter conhecimento de vida que dinheiro ou posição social no mundo compre e algo indiscutivel. É meio como música... um lá menor soa melancolia para qualquer um, branco, negro, pardo, indio... Essas pequenas obsrvações é que realmente compõem o serntido da vida.
parabéns por parar 15 minutos pra ouvir isso Julin... quem dera se a gente tivesse essa oporunidade todos os dias... Mesmo não sendo algo de aparente importância... Igual, meu vô tá com 84 anos... se vc vê ele me conta os casos de quando ele servia o exército na maior impolgação... Já ouvi essas histórias umas 10 vezes, mas o sorriso, a alegria e as risadas que ele dá compensa qualquer compromisso adiado.

è em pequenos acontecimentos como esse que vemos (como disse o flyp mais acima),que o mais importante nao está nos livros, na faculdade, no aprendizado intelectual( que se pudermos tb é muito valido), mas está principalmente, na vida...Como um todo e principalmente na forma como encaramos a vida e nas liçoes que tiramos daquilo que acontece em nossa volta. E façamos como esse velinho, vivendo alegremente cada momento apesar dos percalços da vida, divulgando sempre o amor e a alegria!

ps.: Vc tá escrevendo cd vez melhor ( e eu leio o seu blog ssim viu!!!) TE AMO!!!

Para se sapeco

Portal Ser

Seguidores

Quem sou....

Quem sou....
Julio Dario, 24 anos, de Araxá/MG,formado em Ciências Contábeis, bancário, apaixonado por música e por boas companhias, bons ambientes, boas vibrações se sentindo na obrigação de difundir a paz a união e o amor.

"Enquanto não somos um clarão que dissipa a escuridão podemos ser a centelha de luz que afasta as sombras..."

Objetivo....

Conhece-te a ti mesmo! ;)

Minha lista de blogs