O auto-conhecimento como objetivo de vida....

facilitando o convívio social.

Vamos tomar a proposta principal do Cristo a qual se resume todas as leis e todos os evangelhos... “Amai-vos uns aos outros e o próximo como a ti mesmo” e discorrer sobre esse tema.
Pois bem, fomos criados simples e ignorantes, com predominância em instintos, como retrata bem aqueles homens das cavernas que puxavam as mulheres pelos cabelos, realmente, ilustra bem os primórdios. Mas, a que se dá essa evolução?
Pessoas insistem em negar a lei da reencarnação que veio para nos tirar o véu da ignorância contra as leis divinas, não veio para mudar o que Jesus nos disse e sim para cumprir e dar sentido racional a suas idéias, o qual poderia citar diversos trechos bíblicos para ilustrar porém como o objetivo desse blog é pensar, e raciocinar conforme a razão, lógico na luz do evangelho porém dando uma nova visão daquilo que nos foi passado através do nosso mestre, e favorecendo aqueles que não são presos a algo da divindade ou tem certa aversão a doutrinas estritamente religiosas. Sendo assim vamos na parte filosófica e científica da questão.
Qual seria a intenção de Deus em nos criar para não evoluirmos? E como negar isso se sabemos que o primata era apenas instintos e não se preocupava em progredir materialmente, talvez eles evoluíram tanto por saberem não ser nada comparado ao criador, lógico que sabiam que ele existia, e para eles, já foi o fogo, o trovão a chuva, pois, a teoria da divindade e da criação já nos nasce inerente as nossas idéias, mesmo aquele que nunca ouviu falar de Deus, futuramente se questionará de onde surgiu e como ele foi feito sabendo-se da teoria e da parte genésica em parte física, se questionará de onde é sua origem e como se deu sua existência além disso, daí se parte o embrião do questionamento de algo divino.
Pegando a premissa da evolução, e da reencarnação, a qual necessita de muitos estudos, pois, é fato que ela explica de forma clara tudo o que nos foi dito a um par de milênios, o homem depois de ser predominante em instintos e graças a pluralidade das existências foi adquirindo sentimentos, e daí quando ele pode realmente conhecer o que seria criar afeto por outrem, vem Jesus e nos ensina a lei do amor que estremeceu todos aqueles que escutaram, o amai ao próximo não se restringe apenas aos amigos ou familiares, grupos, castas, igrejas, cidades, países, continentes, o próximo seria amar toda a humanidade, se assim não o fosse pra quê Jesus ia ter se contradito na sua lei de caridade e com seus atos, nos quais amava indistintamente escribas, judeus, fariseus saduceus. Mas... como negar nossa inferioridade referente a essa lei? Justamente por amarmos... Daí começa o amor e suas variações. As guerras sanguinárias que defendem um propósito religioso, a rixa entre católicos e protestantes, e a falta de capacidade de aceitar uma doutrina que não se contradiz com os preceitos do cristo e que está fundamentada em ciência, filosofia e religião dá-se graças ao “amor” a que se tem pela sua igreja, seita ou crença, a círculos fechados, grandes templos de adoração, mas, que grande contradição, o próprio Jesus não separou porque insistimos em separar? Isso só é explicado pelo amor que sobressai sobre a razão.
Aquele relacionamento íntimo entre duas pessoas que se “amam” mas, que não passa de um sentimento egoísta de posse, fundamentado em uma base de ciúme e desconfiança. Felizes são aqueles que já entenderam que a cara metade não existe, que somos individuais e fomos criados para evoluirmos sozinhos, nada nos impede de nos associarmos para que com o auxílio mútuo e o verdadeiro amor diminua o fardo e torna-se mais fácil a caminhada evolutiva, mas o relacionamento a dois tem que ser baseado em dois inteiros que se somam, e não em duas metades que se completam.
A palavra eu te amo, hoje é usada como se fosse o bom dia, mas para um exemplo perfeito de amor basta pensar na sua mãe, um exemplo perfeito da providência divina na nossa caminhada evolutiva, onde temos o maior exemplo dentro de casa, daquela pessoa que teve sobre sua guarda em seu ventre 9 meses, e depois durante mais alguns anos cuidando daquela criaturinha frágil e totalmente dependente, perdendo noites de sono, e mesmo depois de todo esse labor, ama, com sinceridade, independente de atitudes e palavras, com um simples olhar sabe interpretar sentimentos, defende com unhas e dentes mesmo que saiba que seu filho esteja errado, e como se não bastasse a misericórdia que Deus nos confia de perdoarmos, e criarmos laços de afeto por aqueles a qual anteriormente criamos desafetos.
Nada mais justo se colocar em família aqueles que antes odiávamos, pois, assim cumpre-se a lei de amor universal que em um tempo, lógico bem distante, será realidade graças aos novos conceitos e interpretações das leis divinas.
A criação de Deus seria realmente medíocre se a existência fosse apenas uma nesse estágio terreno, uma vez que o tempo pelo qual permanecemos em matéria é muito curto quando se fala em reforma íntima, como amar o nosso inimigo e o nosso próximo em tão pouco tempo?
Como fazer jus a suas leis com tantas imperfeições que temos hoje, porém, não mais do que alguns séculos atrás.
Basta interessarmos por história dos antepassados e sabermos que o ciclo moral evolutivo é ascendente e a que se explica isso se fossemos criados junto com a concepção do corpo físico?
Porque hoje somos mais evoluídos moralmente do que aqueles que nasceram na idade média?
E tudo isso se explica pelo amor, as vezes deturpado, as vezes cego, porém explica-se sempre pelo amor... O objetivo do texto de hoje é para que consigamos progredir e fazer com que esse amor se torne o mais puro e sublime sentimento, para que num futuro possamos viver em um mundo melhor, onde poderemos sair sem nos preocupar com acidentes, ladrões, corrupção, prostituição, traição, e vivermos em comunhão de pensamentos e aí sim usarmos a nossa inteligência que é o fato de sermos a imagem e semelhança de Deus, para o bem e para termos atitudes justas e relevantes na nossa caminhada evolutiva. E quem sabe um dia entendermos claramente o verdadeiro sentido do “Amai-vos uns aos outros”.

3 comentários:

É...na teoria parece facil, mas amar o proximo é muito mais dificil do q parece...com seus defeitos, medos, manias...além disso, perceber que ninguem veio ao mundo para nos completar e sim para acrescentar algo aquilo que somos é bem mais complexo q parece. Mas apesar disso acredito que estamos no caminho certo, estudar e tentar, se esforçar para por em pratica aquilo que aprendemos já é o primeiro passo para exercermos a lei do Cristo!!!

E como o assunto é amor, eu posso deixar d falar que
EU TE AMO!!!!hehe

Julio eu grilei.. hj cedo eu acordei e fui por umas musicas espisitas pq tava com a vibe meu ruim saka... ae coloquei todas no winamp e puis no aleatorio em q a primeira musica q caio foi uma palestra do Divaldo Franco q vc me passo... ond um kra faz umas pergunta pra divaldo e ele responde.. e a primeira pergunta he sobre o autor amor.. eu grilei com a resposta delee e meio grande so q vc deve saber de qual palestra to falando pq foi vc q me passo... veeiw o q vc posto o q o winamp fez toca ahsudahsdas e exatamente o q to prescisando ouvir esses dias.. e me fez muda um pouco minha visao. uma visao q estava me machucando.. o amor de posse.. amor de negociação eu te amo e vc me ama... so q nao e assim q as coisas funciona... kra eu griloo vou melhorar isso em miim certeza... abraço julioo

Lembrei agora da musica do Legião, Monte Castelo... fala +- isso... Aquela parte do amor é fogo que arde sem se ver, aquela estrofe inteira foi tirada de uma das primeira cantigas dos trovadores... acho que resume td... depois olha pra vc ver, mto linda!

Portal Ser

Seguidores

Quem sou....

Quem sou....
Julio Dario, 24 anos, de Araxá/MG,formado em Ciências Contábeis, bancário, apaixonado por música e por boas companhias, bons ambientes, boas vibrações se sentindo na obrigação de difundir a paz a união e o amor.

"Enquanto não somos um clarão que dissipa a escuridão podemos ser a centelha de luz que afasta as sombras..."

Objetivo....

Conhece-te a ti mesmo! ;)

Minha lista de blogs