O auto-conhecimento como objetivo de vida....

facilitando o convívio social.

Bem Vindo amigo Leitor.

Identificando a possibilidade de redigir algo que esclareça algumas dúvidas dos mais novos interessados pela doutrina espírita conseguida pela fantástica obra cinematográfica baseada no livro “Nosso Lar”, obra psicográfica de André Luiz por Francisco Cândido Xavier ,  resolvi criar mais uma linha de postagens referente a conceitos trazidos a nós pelo livro/filme.
É uma forma de ajudar aos futuros estudiosos da doutrina, tentar esclarecer algumas dúvidas e principalmente a mim mesmo, que posso estar consolidando um pensamento crítico sobre momentos do filme.
Baseado em questões de alguns amigos decidi fazer esse primeiro post sobre o UMBRAL.

Aurélio define como “Limiar da Entrada”
André Luiz nos relata e o filme apresenta uma região obscura com semelhança ao purgatório, ou mesmo ao inferno pregado nas outras religiões.
O fato é que para entender sobre o que seria o umbral, devemos entender o que acontece no nosso meio social e no plano em que vivemos.
Vivemos e nos socializamos com aquilo que temos afinidade, grupos de pessoas que comungam de mesmas linhas de raciocínio, momento de lazer, afinidades pessoais, etc...
Laços que nos ligam a pessoas, mas restritos a matéria física que é grosseira e necessária pra nossa evolução. No lado espiritual tudo é mais sutil, facilmente manipulado pelo pensamento, em outras obras de André Luiz ele nos relata fenômenos nos quais espíritos plasmam ideias tornando as de um certo modo “material”, sendo assim o pensamento tem o poder de plasmar cenários mentais e no caso do umbral, obscuro, lamacento, com grande predominância de sofrimento e dor apenas “materializando” um estado de espírito.
No momento do desencarne, deixamos a parte grosseira na Terra e nos libertamos do corpo físico e de tudo aquilo que agente acredita ser importante e necessário.
O que acontece é nos afinizarmos com espíritos que estão no nosso mesmo nível de pensamento assim como aqui na Terra.
Acredita-se que o Umbral seja uma extensão dos pensamentos da Terra , extremamente deturpados, o próprio André Luiz explica que o Umbral se localiza em zona próxima da crosta da  Terra e que é simples extensão dela, simples fruto do nosso “inferno” interior.
O fato interessante é que liberados da parte física, o pensamento deixa de ser limitado a um corpo orgânico e se desdobra vendo e notando ambientes que estavam localizados ali mesmo porém seus olhos físicos não tinham a capacidade de enxergar e seus ouvidos são extremamente restritos a limitadíssimas freqüências... sendo assim o plano espiritual, ou onde se habitam os espíritos estão localizados entre nós mesmos apenas em outras freqüências infinitas e invisíveis a nossa restrição grosseira, e perdemos a restrição com a morte e com a depuração dessas freqüências conseguidas atravéz da evolução espiritual...
Pois bem... o assunto se torna muito amplo e dificilmente tratado em poucas linhas, mas chega-se a conclusão que se estamos com um inferno interior hoje, e se encarnados na Terra possuímos maus pensamentos, culpas exacerbadas, pensamentos perniciosos e falta de objetivo de vida estaríamos localizados então no UMBRAL material, a única diferença é que nossa mente não tem a capacidade de “plasmar” ambientes em sua essência física encarnada.
Livre do corpo, os nossos pensamentos tornam reais ambientes escuros e de dor, fruto de nossa ignorância dos aspectos divinos e morais que realmente interessavam, e no verdadeiro sentido da vida.

O tempo de permanência em regiões umbralinas está diretamente ligado a seu verdadeiro arrependimento e pré-disposição para a auto-reforma e para se conseguir aprender um pouco mais sobre a grandeza da vida e de Deus.


O espirito é mais ou menos isso... invisível aos olhos materiais mais com a ajudinha de uma ferramenta que é o conhecimento, conhecemos sua existência pela razão, pela lógica , pelas suas manifestações , esse grande espaço em branco representa todas as evidências de que tudo isso existe e que se não acreditamos é pelo simples fato do triste modo de pensar que somos simples fruto do acaso e que a vida se encerra com a morte! <---- SELECIONE COM O MOUSE!

Espero que tenha ajudado um pouco... e todos amigos que quiserem complementar, perguntar, ou criticar os comentários estão abertos para isso.. abraços...

4 comentários:

O texto ficou muito bom... didático para os não espíritas; é um bom começo para quem quer entender o assunto!!! Muito bom...

A explicação clareia a mente, nos aproxima de nossos objetivos maiores. Auxilia na iluminação dos caminhos.
De fato, percebo com frequencia, o desejo, consciente ou inconsciente, de superar emoções densas, dolorosas. Essas emoções criam sensações e sintomas desagradáveis por meio da esfera mental carregada da mesma energia e tendem a atrair cada vez mais semelhantes, na sensação de um buraco sem fim.
Assim, tendo a mente um esclarecimento mínimo suficiente, sugiro que mais um passo seja dado pra clarear caminhos. O difícil passo da ação.
Como disse, muitos desejam essa superação. Mas a grande questão é o: Como????? Como André Luíz conseguiu enfim superar e ainda estar superando???? Ah, sim a oração sentida. Mas como sentir?????
Essa é a questão maior, eu suponho, que se passa pela cabeça de muitos. Suponho também que muitos já descobriram que não há receita pronta e universal. Que um caminho traçado por uma pessoa não será igualmente proveitoso para outra. É íntimo, particular. Atingir boas vibrações, o modo de atingí-las, se encontra através do AUTOCONHECIMENTO, nome pelo qual o seu blog brilhantemente é chamado, Júlio.
Investir em descobrir e experimentar, sem o grande temor de errar caminhos. Com a fé de não estar sozinho nessa estrada tão íntima, tão particular. Pode ser uma pequena proposta para começar a descobrir o que o faz Ser melhor. Pode ser...

Júlio, seu trabalho é muito belo e importante. Parabéns! Estou no caminho de aprender a trabalhar com blogs e sempre que conseguir avançar mais um pouco, me disponho a contribuir naquilo que conseguir.

Abraço fraterno

Kralho so hj que fui ter um tempinho para comentar aqui..

muito show o post julio.. ate eu q sou espirita nao tinha esta visão do umbral, me esclareceu bastante..

=D

a lilian escreveu outro post nos comentarios.. isso que é legal em um blog a interação com leitor com o escritor.. parabens a todos

abraço

Sensacional. Seu post complementado pelo coments da Lilian... E é exatamente assim q começam as dúvidas dos não espíritas e a vontade de aprender e entender mais sobre esse universo até então "não identificado". Precisamos cada vez mais disso... O auto-conhecimento como objetivo de vida.

Portal Ser

Seguidores

Quem sou....

Quem sou....
Julio Dario, 24 anos, de Araxá/MG,formado em Ciências Contábeis, bancário, apaixonado por música e por boas companhias, bons ambientes, boas vibrações se sentindo na obrigação de difundir a paz a união e o amor.

"Enquanto não somos um clarão que dissipa a escuridão podemos ser a centelha de luz que afasta as sombras..."

Objetivo....

Conhece-te a ti mesmo! ;)

Minha lista de blogs