O auto-conhecimento como objetivo de vida....

facilitando o convívio social.


“Conforto espiritual não é como o pão do mundo, que passa, mecanicamente, de mão em mão, para saciar a fome do corpo, mas, sim, como o Sol, que é o mesmo para todos, penetrando, porém, somente nos lugares onde não se haja feito um reduto fechado para as sombras.” Cap. 11 – Caminho, Verdade e Vida – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier.

Refletindo sobre o consolador prometido por Jesus, sem dúvida, o advento do espiritismo que nos promete o retorno ao Cristianismo primitivo é luz que nos iluminam os caminhos do entendimento na base da razão. Porém o racionalismo não pode tomar frente de nossos ideais.
As palavras de Emmanuel nesse pequeno trecho fazem analogia do evangelho à Luz do Sol... que ilumina a todos sem distinção, mas não ilumina os lugares onde existe um bloqueio gerando sombras.
Nosso entendimento sobre a vida a luz da doutrina espírita é um consolo para espíritos errantes que somos... conseguimos ter propostas plausíveis para nossos sofrimentos, dificuldades angústias e fatos cotidianos, porém esse fato não nos possibilita a ação com proselitismos, assim como a luz do sol, a luz do evangelho de Jesus deve iluminar a todos, independe de credo, ele é luz que ilumina nossas atitudes e não nossas palavras.
Qualquer atitude mecânica, como o pão que passa de mão em mão para saciar a fome do corpo não atinge o verdadeiro sentido em nossos corações se estivermos bloqueando com o reduto fechado do orgulho, da falta de reforma íntima, e do pleno entendimento que a caridade em si é luz que ilumina a nós mesmos nos desvencilhando de imperfeições milenares!
Parafraseando o nosso querido Paulo de Tarso, nem que eu doe todos os meus bens materiais, tire a roupa do corpo e ofereça minha própria vida ao próximo sem amor no coração de nada valeria.
Lembrando das passagens de Jesus quando curava os enfermos afirmava... “vá e não peques mais...”, “foi a tua fé que te salvou”, em momento nenhum ele quis converter o curado para passar a ser seu adepto através de palavras, respeitava o nível de evolução de cada um, e demonstrava com atitudes o que ele pregava, não ofuscou com sua luz as pessoas que o buscavam, pregava para as multidões, cobradores de impostos e meretrizes.
No evangelho de João assim é escrito... “Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.”
Se precisamos recordar... é que de algo esquecemos. Conforme nos trás os espíritos na questão... 625 de “O livros dos Espíritos”, Jesus é nosso guia e modelo, como o cão-guia que controla os passos da pessoa que não enxerga com os olhos materiais, ele nos guia os passos desde que usemos seu evangelho para conversar com ele, e é o sublime modelo com toda sua vivência e exemplos, será que nas nossas mesquinhas e nubladas obras estamos dizendo ao proximo  “Vá e não peques mais...” ou “Se converta a minha crença que você será salvo?”

2 comentários:

adorei !9será pq né)
ahuasaas
parabéns pela analogia
ahuahas
abração

aneeeeeeeeeem vei seis é mto massa haeuhaeuahe

Portal Ser

Seguidores

Quem sou....

Quem sou....
Julio Dario, 24 anos, de Araxá/MG,formado em Ciências Contábeis, bancário, apaixonado por música e por boas companhias, bons ambientes, boas vibrações se sentindo na obrigação de difundir a paz a união e o amor.

"Enquanto não somos um clarão que dissipa a escuridão podemos ser a centelha de luz que afasta as sombras..."

Objetivo....

Conhece-te a ti mesmo! ;)

Minha lista de blogs